Para ouvir:

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

HARUO OHARA

Foi com grande surpresa e muita emoção que conheci o trabalho de Haruo Ohara. A primeira vez que vi sua exposição, foi no Masp em São Paulo... Ele ganhou uma sala especial e lá, sem exageros, derramei-me em lágrimas. Isso nunca havia acontecido comigo...
O trabalho deste homem carrega muito sentimento, sua temática era o mundo que o cercava: o trabalho, a lavoura, os lavradores, as crianças e principalmente a sua família, o modo como os imigrantes japoneses viviam.
As fotos nos mostram um universo rico em pureza, alegria e simplicidade. O cuidado com a cena retratada e o rigor ténico de suas imagens revelam como era perfeccionista e sensível ao mesmo tempo... Um homem com grande sabedoria que dividia o seu tempo com a lavoura e o prazer pela fotografia.
Em sua exposição atual, pode-se assistir  a um filme caseiro feito por ele.
Haruo Ohara, nasceu no Japão em 1909 e emigrou para o Brasil aos 20 anos para Londrina, faleceu em 1999, pouco antes de completar 90 anos.










2 comentários:

  1. Realmente as fotos são de muita sensibilidade.
    Não conhecia Haruo Ohara.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esse sim fazia da arte a sua paixão...conheci o Sr. Ohara,ele já estava velhinho,mas feliz por tudo que fez pela fotografia e sua família...

    ResponderExcluir